A BR-290 – Rodovia Oswaldo Aranha é uma rodovia transversal – denominação recebida pelas rodovias federais brasileiras que cruzam o país no direção leste-oeste. A quilometragem dessas rodovias é sempre medida nesse sentido. Considerada uma das mais importantes rodovias do Rio Grande do Sul, no Brasil, com 726 km de extensão, a 290 parte do litoral centro-norte do estado, junto à BR-101 no município de Osório, e segue em sentido oeste, até o município de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Freeway
O trecho de 96,6 km que inicia em Osório e vai até Porto Alegre, popularmente conhecido como Freeway, atualmente é operado pela CCR ViaSul – Grupo CCR, com dois pedágios, um em Gravataí e outro em Santo Antônio da Patrulha (cobrança apenas no sentido Litoral). É um trecho com tráfego intenso, sendo praticamente o ‘funil’ de todo o Estado em direção ao litoral e para acesso à BR-101. Possui quatro faixas de rodagem entre Gravataí e Porto Alegre nos dois sentidos, e três faixas no restante do trecho. Alguns trechos possuem um acostamento com sistema de sinalização com piscante amarelo, para liberação de tráfego em caso de necessidade. Existe a previsão de ter quatro faixas em toda a extensão entre 2031 e 2033.

A Freeway foi inaugurada em 1973, como alternativa à RS-030 para o litoral. O apelido foi dado em referência às vias expressas da Califórnia, sendo a primeira autoestrada brasileira, com limite de 120 km/h à época da inauguração das suas pistas duplas, separadas por um largo canteiro central. Nos anos 70, o Governo Federal baixou o limite de velocidade da Freeway para 80 km/h, devido à crise do petróleo. Hoje, o limite é de 110 km/h.

Sobreposição com a BR-116
Entre a Ponte do Guaíba e Eldorado do Sul, a BR-290 se sobrepõe com a BR-116, em um trecho duplicado de boa qualidade, que já teve pedágio …
Região Carbonífera
A duplicação dos 115,7 quilômetros da rodovia entre Eldorado do Sul e Pantano Grande iniciaram em 2015, mas até 2019 apenas 15% da obra havia sido feita, sendo marcada por viadutos que não levam a lugar algum.
Devido à crise econômica pelo qual o Brasil atravessa,o DNIT está priorizando outras obras, como a duplicação da BR 116 e a Ponte do Guaíba. O custo da obra gira em torno de R$ 700 milhões.
Seguindo para oeste, a rodovia passa, entre outras cidades e municípios, por Pantano Grande, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete até chegar a Uruguaiana, onde está localizado o maior porto seco da América Latina. Na Argentina, a BR-290 segue em um trecho entre Paso de los Libres e Buenos Aires (acesso às rodovias argentinas RN 117 e RN 14).
História
Região Central
BR-153 em Cachoeira do Sul, RS
BR-158 em Rosário do Sul, RS
BR-377 em Alegrete, RS