Representantes de várias cidades reuniram-se na Câmara Municipal de Alegrete dia 9 de dezembro, como parte da mobilização pela duplicação da BR 290. A plenária, coordenada pelo vereador Anilton Oliveira, presidente do Legislativo alegretense e proponente do encontro, teve representações de parlamentares federais e estaduais, sendo que Paulo Pimenta, Pompeo de Mattos, Airton Lima, Beto Fantinel e Denise Pessoa participareas de ofrma remota.
Gerri Machado, presidente da Associação Brasileira dos Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias e Hiratan Pinheiro, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) deram um panorama geral sobre o andamento da duplicação – como custos, investimentos já feitos e previstos, situação das obras e dificuldades enfrentadas. O engenheiro Paulo Rogério Fernandes apresentou o Projeto Rota do Pampa.
Participaram lideranças da Fronteira-Oeste como Marcio Amaral e Jesse Trindade, prefeito e vice de Alegrete; secretários de município, Silomar Garcia Silveira, presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS); Mario Augusto, presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO) e assessores representando os deputados federais Afonso Motta e Marcio Biolchi, assim como dos estaduais Luis Fernando Mainardi, Luiz Marenco e Frederico Antunes.
O vereador Anilton Oliveira, otimista com a atividade, disse que “a mobilização continua e no início do próximo ano, já com o novo governo federal, retomaremos os debates e intensificaremos as agendas em Brasília”.
Informações da ABUR e da Câmara Municipal de Alegrete.